
O golpe do motoboy ou também conhecido como golpe do falso motoboy tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, com criminosos aplicando essa estratégia para enganar pessoas e obter acesso aos seus dados bancários. Neste artigo, vamos explorar como esse golpe funciona, os sinais de alerta para identificá-lo e as medidas que você pode tomar para se proteger contra fraudes. Então, continue lendo para saber como se proteger!
Como funciona o golpe do motoboy?
O golpe do falso motoboy é uma modalidade de fraude que tem se tornado cada vez mais comum. Veja como ele funciona:
- Abordagem por telefone: O golpista entra em contato com a vítima, geralmente se passando por um funcionário de banco, policial ou órgão público. Ele informa à vítima sobre uma movimentação suspeita em sua conta bancária e diz que é necessário que ela tome medidas imediatas para evitar prejuízos.
- Solicitação de senha e troca de cartão: O falso funcionário solicita a senha da vítima e pede que o cartão seja cortado, mas que o chip não seja danificado. Em seguida, diz que um motoboy passará na casa da vítima para retirar o cartão.
- Fraudes com o cartão: Após a vítima entregar o cartão, os criminosos realizam transações fraudulentas. Eles podem aumentar o limite do cartão e efetuar compras em pouco tempo, causando prejuízos significativos.
Como se proteger do golpe do motoboy?
Você poderá se proteger se tomar essas precauções:
- Desconfie de ligações inesperadas: Não forneça informações pessoais por telefone.
- Não entregue seu cartão a terceiros: Principalmente a motoboys ou desconhecidos.
- Comunique imediatamente o banco: Se suspeitar de qualquer irregularidade, entre em contato com seu banco para evitar danos maiores.
Aprenda a investir!
Gostaria de conhecer investimentos que rendem mais que a poupança com uma segurança semelhante ou até mais seguros? Se a resposta for sim, então recomendo que acesse o link abaixo, onde você irá conhecer investimentos que não são nada complicados, que rendem mais que a poupanças e são seguros.